quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Técnicas Matemáticas

Técnicas Matemáticas

Constance Kamii defende que quando ensinamos matemática para o aluno, é necessário que o professor não seja visto como o detentor do conhecimento é necessário que a criança seja estimulada a buscar as respostas, para desenvolver o conhecimento de número, a autonomia e a segurança a criança precisa estar em confronto com seus colegas de classe, ou seja, isso a ajudará a expor suas próprias ideias.

A obra de Imenes  tem por objetivo mostrar a evolução dos números e a evolução da contagem de forma simples e lúdica, através de figuras que despertem a atenção das crianças, no livro também é apresentado símbolos criados pelas diversas civilizações.

Cálculo Mental

A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO MENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO

Em sala de aula é necessário avaliar o que o aluno já sabe, considerando que todos possuem as mesmas habilidades para realizar o cálculo mental, o que muda é a circunstância em que isto é utilizado, por exemplo, é comum o aluno errar contas de subtração em sala de aula, pois está sob pressão, mas por outro lado, na cantina da escola, na hora de conferir o troco o aluno sabe exatamente se está correto ou não.
Isto acontece, pois na escola muitas vezes é desconsiderado o que o aluno já sabe, e então a relação da matemática na rua e a matemática na escola é diferente, há um abismo entre estas relações. Para mudar isto, considerando a importância do cálculo mental é necessário que em sala de aula, o professor crie situações para estimular o contato do aluno com as diversas situações em que ele precisará utilizar o cálculo mental, assim o professor também trabalha com seus alunos, o conceito de número.
O professor pode pedir a seus alunos que tragam itens que fazem parte de um supermercado, ou outro estabelecimento comercial e através do teatro, trabalhar o conceito de cálculo mental, em suas diversas situações, na prática o aluno pode vivenciar melhor o conceito de número através do cálculo mental.
Concluindo, é pelo cálculo mental que o estudante percebe quais são os diferentes caminhos para realizar uma operação matemática, a conta não precisa ser feita depressa, pelo contrário o aluno precisa ter consciência de como se chegou ao resultado.



http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculo-mental-quanto-mais-diversos-caminhos-melhor-427462.shtml