quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Apresentação para alunos do 5º ano sobre a história da matemática


Os números nasceram há muitos anos atrás a partir da necessidade do homem. Os pastores de ovelhas precisavam contar seus animais e encontraram um método muito simples para isso: Cada ovelha ganharia uma pedra, então cada vez que uma ovelha saia do cercado, o homem separava uma pedra, e assim por diante.



Isso durou por muito tempo, até que um dia o pastor percebeu que seu rebanho estava crescendo e não dava para separar uma pedra para cada ovelha, pois isso demorava muito. Foi ai que o homem começou a dividir as quantidades em grupinhos.
Mas como separamos a quantidade em grupos?
Muito simples! Para cada cinco ovelhas, o homem separava uma pedra.




Lembrando que o homem não separava só pedras. Contava também através de nós em cordas, riscos, osso, entre outras coisas.


Dessa forma ficou mais simples, porém o homem não parou por ai. Ele aumentou a quantidade dentro do grupo, e ao invés de cinco quantidades, agora teria dez quantidades para cada grupo.


E o homem fez grupos de vinte.


Grupo de 12, que conhecemos e usamos até hoje quando vamos comprar uma dúzia de ovos.

O grupo de 60 também conhecemos, quando contamos as horas, minutos e segundos.



É claro que o homem não contou só ovelhas. Ele se desenvolveu e começou a contar de tudo, e inclusive desenhava as quantidades.


Alguns símbolos são bem conhecidos, como os egípcios e romanos.
Os egípcios são:


Percebe que para cada grupo de quantidades, eles desenhavam um símbolo?


O número 321 ficaria assim:ou seja, 100 + 100 + 100 + 10 + 10 + 1

Os símbolos dos romanos nós conhecemos e usamos até hoje para falarmos sobre século.


O interessante é que eles só têm sete símbolos e usavam a adição e subtração para representar as quantidades:





 A partir do Ábaco, podemos ver de onde vieram à ideia de posição dos números.
As bolinhas usadas vão mudando de valor dependendo da linha/coluna em que está e segue uma ordem posicional. Com os números é da mesma forma, por exemplo: o número 9 na unidade vale 9, o número 9 na dezena vale 90 , o número 9 na centena vale 900, e assim por diante.  



Do Ábaco também nasceu o número zero.
Quando foi necessário escrever no papel a quantidade representada no Ábaco, perceberam que nos momentos quando a bolinha trocava de posição a linha/coluna anterior representava o “nada” e diante disso, inventaram um símbolo para representar esse “nada”.
Como por exemplo nesse número: 11.206



A matemática se tornou uma linguagem, pela força e importância no desenvolvimento dos homens. Ela foi se tornando cada vez mais necessária entre eles, para dividir território e distribuir grãos e cereais entre a população. Precisavam prever as estações do ano para o plantio e colheita darem certo.
O povo hindu foi muito importante para o nosso sistema de numeração. Ele teve influencia e influenciou muitas civilizações.
A base de dez, ou seja, o sistema decimal, que usamos até hoje, foram eles que criaram.



A base de dez teve influencia pelos chineses e egípcios e a posição dos números foi influenciada pelo contato com os babilônios. O que os hindus fizeram foi juntar os sistemas desses povos e transformar em um só.
Esse sistema decimal foi levado a outras civilizações, principalmente pelos Árabes, que espalharam inclusive nas universidades.


Os dez símbolos do sistema decimal são chamados de dígitos, que vem latim "digitus" e significa "dedos", ou algarismos que vem do nome do matemático árabe Al-khowarizmi.
Conforme o passar tempo, esses números sofreram diversas alterações, pois por muito tempo os livros eram escritos a mãos o que levou a sua transformação constante:





Até chegar no que é hoje:


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