A
matemática nos rodeia em nosso dia a dia. Vemos números nas placas de rua,
placas de carros, em lojas, em propagandas e a usamos sem perceber em diversas
situações e para diferentes motivos, como por exemplo, na hora de contar o
dinheiro para pegar um ônibus, comprar pães na padaria, fazer estimativas de
quanto tempo leva para chegar em um lugar, de quanto tempo tem para dormir ou
quantos graus vai fazer no dia seguinte.
A
criança desde pequena começa a aprender conceitos matemáticos vindos do
cotidiano de maneira natural, como os números, o menor e maior, alto e baixo,
grosso e fino. Aprende formas geométricas e a observar quantidades as
diferenciando. O ideal seria a matemática ser tratada dessa forma
constantemente durante todo o ensino dela.
A
proposta de ensinar matemática a partir do cotidiano nos dá a chance de
contextualizar a aprendizagem e dar um sentido a essa disciplina tão temida
pelos estudantes. É necessário mostrar o porquê a matemática existe e porque é
tão essencial em nossas vidas dando exemplos práticos e mostrando exatamente a
sua utilidade no dia a dia.
Dessa
forma os principais objetivos de ensinar a matemática são alcançados e o aluno
sai tendo noção de para que serve e aonde ele pode usar todas aquelas contas e
regras.
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