domingo, 25 de outubro de 2015

A Matemática no cotidiano

A matemática nos rodeia em nosso dia a dia. Vemos números nas placas de rua, placas de carros, em lojas, em propagandas e a usamos sem perceber em diversas situações e para diferentes motivos, como por exemplo, na hora de contar o dinheiro para pegar um ônibus, comprar pães na padaria, fazer estimativas de quanto tempo leva para chegar em um lugar, de quanto tempo tem para dormir ou quantos graus vai fazer no dia seguinte.
A criança desde pequena começa a aprender conceitos matemáticos vindos do cotidiano de maneira natural, como os números, o menor e maior, alto e baixo, grosso e fino. Aprende formas geométricas e a observar quantidades as diferenciando. O ideal seria a matemática ser tratada dessa forma constantemente durante todo o ensino dela.
A proposta de ensinar matemática a partir do cotidiano nos dá a chance de contextualizar a aprendizagem e dar um sentido a essa disciplina tão temida pelos estudantes. É necessário mostrar o porquê a matemática existe e porque é tão essencial em nossas vidas dando exemplos práticos e mostrando exatamente a sua utilidade no dia a dia.

Dessa forma os principais objetivos de ensinar a matemática são alcançados e o aluno sai tendo noção de para que serve e aonde ele pode usar todas aquelas contas e regras.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário