O sistema de
numeração decimal e o ábaco aberto
Objetivos: ensinar
a representação de números naturais no ábaco aberto ressaltando a relação entre
posição e valor dos algarismos no sistema decimal.
Materiais: ábaco aberto e ficha de acompanhamento 1
Materiais: ábaco aberto e ficha de acompanhamento 1
O sistema de
numeração que utilizamos é o decimal, pois os agrupamentos e reagrupamentos são
feitos de dez em dez. Para a utilização do ábaco precisamos compreender as
regras básicas do sistema de numeração decimal e, em particular, a ideia
de valor posicional: o mesmo algarismo pode representar
valores diferentes dependendo da posição que ocupa no número. Por exemplo, o algarismo
1 representa, no número 10, uma dezena, já no número 100, representa uma
centena. Essa mesma relação do valor com a posição do algarismo pode ser
observada na representação dos números no ábaco aberto:
Assim, o ábaco aberto é um material concreto no
qual podemos representar o sistema de numeração decimal. É formado por um pino
para as unidades, um para as dezenas, um para as centenas e um para os milhares
(alguns ábacos abertos possuem ainda um pino para as dezenas de milhares). Logo
cada pino representa uma ordem.
· segure um ábaco vazio e uma argola;
· coloque a argola no primeiro pino da direita
(unidades);
· pergunte aos alunos que número está argola
representa no ábaco;
· repita o procedimento para cada um dos pinos
(no segundo os alunos devem responder que a argola representa 10, no terceiro
100 e assim por diante).
É fundamental que os alunos compreendam muito bem
que cada pino representa uma ordem, uma quantidade diferente.
No ábaco realizamos operações básicas tais como:
adição, subtração, multiplicação e divisão. Neste plano de aula trabalharemos
somente com adição e subtração. Para a utilização do ábaco os alunos devem
compreender que sempre que temos dez argolas agrupadas em um pino, devemos
substituí-las por uma argola no pino seguinte (à esquerda).
2º
PASSO - ENSINAR A UTILIZAR O ÁBACO
O professor deve explicar aos
alunos que em cada pino só pode haver no máximo nove argolas, e que quando
tivermos dez argolas devemos substituí-las por uma argola no pino
seguinte. Em seguida deve exemplificar apresentando tais substituições no
ábaco:
Devemos substituir 10 unidades por 1 dezena.
Devemos substituir 10 dezenas por 1 centena.
Da mesma forma 10 centenas por uma 1
milhar.
Hora de registrar: As
atividades da ficha de
acompanhamento 1 devem ser realizadas neste momento.
Adição e
Subtração com Ábaco Aberto - Ficha de Acompanhamento 1
Aluno: ___________________________________________________
Turma:____________
1) Escreva
as quantidades representadas nos ábacos.
FONTE: http://www.uff.br/pibidmat/index.php?option=com_content&view=article&id=29:adicao-e-subtracao-com-abaco-aberto&Itemid=29
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