quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Ábaco como recurso para a compreensão das casas decimais

O sistema de numeração decimal e o ábaco aberto
Objetivos: ensinar a representação de números naturais no ábaco aberto ressaltando a relação entre posição e valor dos algarismos no sistema decimal.

Materiais: ábaco aberto e ficha de acompanhamento 1


O sistema de numeração que utilizamos é o decimal, pois os agrupamentos e reagrupamentos são feitos de dez em dez. Para a utilização do ábaco precisamos compreender as regras básicas do sistema de numeração decimal e, em particular, a ideia de valor posicional: o mesmo algarismo pode representar valores diferentes dependendo da posição que ocupa no número. Por exemplo, o algarismo 1 representa, no número 10, uma dezena, já no número 100, representa uma centena. Essa mesma relação do valor com a posição do algarismo pode ser observada na representação dos números no ábaco aberto:



Assim, o ábaco aberto é um material concreto no qual podemos representar o sistema de numeração decimal. É formado por um pino para as unidades, um para as dezenas, um para as centenas e um para os milhares (alguns ábacos abertos possuem ainda um pino para as dezenas de milhares). Logo cada pino representa uma ordem.
 1º PASSO - EXPLICAR AOS ALUNOS O SIGNIFICADO DE CADA PINO DO ÁBACO
·  segure um ábaco vazio e uma argola;
·  coloque a argola no primeiro pino da direita (unidades);
·  pergunte aos alunos que número está argola representa no ábaco;
·  repita o procedimento para cada um dos pinos (no segundo os alunos devem responder que a argola representa 10, no terceiro 100 e assim por diante).
É fundamental que os alunos compreendam muito bem que cada pino representa uma ordem, uma quantidade diferente.






No ábaco realizamos operações básicas tais como: adição, subtração, multiplicação e divisão. Neste plano de aula trabalharemos somente com adição e subtração. Para a utilização do ábaco os alunos devem compreender que sempre que temos dez argolas agrupadas em um pino, devemos substituí-las por uma argola no pino seguinte (à esquerda).
2º PASSO - ENSINAR A UTILIZAR O ÁBACO
O professor deve explicar aos alunos que em cada pino só pode haver no máximo nove argolas, e que quando tivermos dez argolas devemos substituí-las por uma argola no pino seguinte.  Em seguida deve exemplificar apresentando tais substituições no ábaco:

Devemos substituir 10 unidades por 1 dezena.


Devemos substituir 10 dezenas por 1 centena.

Da mesma forma 10 centenas por uma 1 milhar.     

     Em seguida o professor deve utilizar alguns exemplos para ensinar aos alunos como representar os números no ábaco. Escreva o número no quadro e pergunte aos alunos quantas unidades, quantas dezenas, quantas centenas e quantos milhares devemos usar para representar este número no ábaco. Oriente os alunos a representarem em seus ábacos o número dado. A seguir apresentamos algumas possibilidades, caberá ao professor observar as respostas da turma para verificar se são necessários exemplos adicionais. É importante atentar para números que usam o zero em sua representação. Os alunos costumam errar nestes casos não deixando o pino correspondente vazio.

Hora de registrar: As atividades da ficha de acompanhamento 1  devem ser realizadas neste momento.
 
Adição e Subtração com Ábaco Aberto - Ficha de Acompanhamento 1

Aluno: ___________________________________________________ Turma:____________


1) Escreva as quantidades representadas nos ábacos.
A (            ) 

B  (             )

C (            ) 

D  (           )  



FONTE: http://www.uff.br/pibidmat/index.php?option=com_content&view=article&id=29:adicao-e-subtracao-com-abaco-aberto&Itemid=29

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