quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Utilizando o ábaco

Perfil da criança
Nome: Mirela B. de Barros
Idade: 9 anos
 4º Ano do Ensino Fundamental I
Instituição de Ensino Estadual


Reação: Apresentei o ábaco e perguntei se ela conhecia, ela disse que já havia visto na escola, mas não utilizado achou diferente e ao mesmo tempo interessante, pois na escola é utilizado o material dourado expliquei para ela que se tratava de um material que ajudava na resolução de contas, como adição, subtração, divisão e multiplicação que representava as unidades, dezenas e centenas e unidade de milhar, que é utilizado da esquerda para a direita e assim propus fazer uma  atividade com ela com a ajuda do ábaco, ela já compreende a diferença entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar está familiarizada com o sistema numérico, mas questionou que encontrou um pouco de dificuldade na hora de transformar 10 dezenas em uma centena no ábaco, expliquei que teria que fazer um agrupamento de 10 dezenas e transformar em 1 centena no ábaco, onde logo  em seguida entendeu, achou que ao ser explicado como é utilizado  o  ábaco,  se tornou  fácil e resolveu a atividade  com  sucesso, pedindo que aplicasse mais atividades.




Atividade realizada  

1)Represente o número 121

   Resolva a conta  de adição:
          121 + 45 =

Para resolver esta conta de adição, ela usou o raciocínio da seguinte forma se eu tenho 121 bolinhas e ganhei mais 45 eu fico com o total de 166 bolinhas.


2)Represente o número 259

   Resolva a conta  de subtração:
          324 – 259 =

Para resolver esta conta de subtração, ela usou o raciocínio da seguinte forma se eu tenho 324 bolinhas e perdi 259 eu fico com apenas 65 bolinhas.

 Situação problema

3) Num trem de ferro viajam 252 passageiros em pé e 180 sentados. Quantos passageiros há no trem?

Para resolver esta situação problema, ela já estava manipulando   bem o ábaco e usou o raciocínio da seguinte forma, apresentou no ábaco o número 252 e acrescentou mais 180 totalizando 432 passageiros no trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário