Perfil
da criança
Nome:
Mirela B. de Barros
Idade:
9 anos
4º Ano do Ensino Fundamental I
Instituição
de Ensino Estadual
Reação: Apresentei
o ábaco e perguntei se ela conhecia, ela disse que já havia visto na escola,
mas não utilizado achou diferente e ao mesmo tempo interessante, pois na escola
é utilizado o material dourado expliquei para ela que se tratava de um material
que ajudava na resolução de contas, como adição, subtração, divisão e
multiplicação que representava as unidades, dezenas e centenas e unidade de
milhar, que é utilizado da esquerda para a direita e assim propus fazer uma atividade com ela com a ajuda do ábaco, ela já
compreende a diferença entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar está familiarizada
com o sistema numérico, mas questionou que encontrou um pouco de dificuldade na
hora de transformar 10 dezenas em uma centena no ábaco, expliquei que teria que
fazer um agrupamento de 10 dezenas e transformar em 1 centena no ábaco, onde logo
em seguida entendeu, achou que ao ser
explicado como é utilizado o ábaco, se tornou fácil e resolveu a atividade com
sucesso, pedindo que aplicasse mais atividades.
Atividade realizada
1)Represente o número 121
Resolva a conta de adição:
121 + 45 =
Para resolver esta conta de adição, ela usou o raciocínio
da seguinte forma se eu tenho 121 bolinhas e ganhei mais 45 eu fico com o total
de 166 bolinhas.
2)Represente o número 259
Resolva
a conta de subtração:
324 – 259 =
Para resolver esta conta de subtração, ela usou o raciocínio
da seguinte forma se eu tenho 324 bolinhas e perdi 259 eu fico com apenas 65
bolinhas.
Situação
problema
3) Num trem de ferro viajam 252 passageiros em pé e 180
sentados. Quantos passageiros há no trem?
Para resolver esta situação problema, ela já estava
manipulando bem o ábaco e usou o raciocínio da seguinte
forma, apresentou no ábaco o número 252 e acrescentou mais 180 totalizando 432
passageiros no trem.
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